contato@casalila.com.br | (11) 2738.0632

O COMEÇO DA BRINCADEIRA

Certo dia minha mãe me ligou e disse: “Encontrei a casa que procura, parece casa de vó! Tem jardim, quintal, salas amplas, uma cozinha deliciosa, janelas lindas e muitos detalhes de aquecer o coração. Só tem uma coisa… Precisa de muita reforma”. Assim encontramos a Casa Lila e retornei ao bairro onde passei minha infância. Lila em sânscrito significa brincadeira divina. E no jogo da vida, junto com meus pais, transformei todos os espaços, arrumei cada canto, refiz os belos detalhes. Pintamos e criamos juntos um lugar para as famílias. Um espaço para brincar com o aconchego de um lar.

Uma casa para as crianças, onde as potencialidades possam ser desenvolvidas e a criatividade possa aflorar. Onde haja liberdade para experimentar ser e para cada um poder voar. Ao seu modo, no seu tempo. Observar. Fluir. Respeitar.

O brincar é o modo de expressão da infância, a ferramenta para a criança viver, revolucionar seu desenvolvimento e criar cultura.

A brincadeira começa já na barriga e, é com a mãe, depois com o pai e com a família, que um portal de possibilidades se abre.

É necessário que haja um espaço onde possam compartilhar, confrontar, constatar suas hipóteses e ideias com outras crianças e adultos através da interação entre si, a natureza e a sociedade. Onde possam desenvolver a autonomia do ponto de vista afetivo, motor, cognitivo e social.

Assim, cria-se a oportunidade de conhecer mais sobre si e sobre o outro. Nas relações são capazes de aprender a respeitar decisões, controlar seus impulsos, ampliar vocabulário, dividir opiniões, escutar, explicar, ajudar, questionar, argumentar, resolver conflitos e compartilhar experiências. A brincadeira é a própria vida!

Hoje a Casa Lila é feita por famílias que frequentam com seus filhos, trocam dons e talentos com outras crianças e geram união e constante transformação. Idealizei o espaço mas a construímos juntos dia a dia. A casa é nossa. Sejam todos bem-vindos à Casa Lila. É só chegar e brincar!

 

Pati Passoni é mãe, arte-educadora, musicista, atriz, brincante e produtora cultural. Iniciou suas invenções   musicais quando criança. Estudou odontologia, música (canto, percussão, violão, piano e licenciatura), artes-cênicas, psicopedagogia e psicomotricidade. Produz encontros e eventos com o foco na cultura da infância. Cria espaços alternativos de encontro e conexão, de presença e educação através do brincar. Conduz aulas, oficinas e formações a partir da música e das artes integradas. Trabalha principalmente com bebês, crianças e suas famílias, idosos e gestantes. Pratica Iyengar Yoga orientada por seu marido. Dança a vida por meio das brincadeiras.

Casa LiLa © Todos os direitos reservados.