contato@casalila.com.br | (11) 2738.0632

Oficinas

"É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança e o adulto fruem sua liberdade de criação"

(Winnicott)

Existem horários programados para algumas atividades das quais os bebês e as crianças, com ou sem seus familiares e cuidadores, podem participar. Existem, não como uma regra, mas trazem orientação e organização. Durante todo o horário de funcionamento, os espaços da nossa casa estão preparados para convivências e descobertas. Podem ser explorados e aproveitados. Em muitos momentos, a condução das atividades partirá do espaço aberto para o olhar e a criatividade da criança e das surpresas apresentadas pela espontaneidade das trocas.

Acesse a programação completa aqui.

Balé

com Penha Pietra (6 a 12 anos).


Pensando no desenvolvimento físico, mental, emocional e social das crianças por meio da arte, oferecemos um momento para essa modalidade específica de dança. A técnica, a disciplina e a perseverança, com alegria e muita diversão são as ferramentas colocadas à disposição das potencialidades existentes de cada um.

Brincadeiras de Circo

ccom Levi Orion.


A vivência é baseada na formação e no conhecimento do artista circense. Com referências acrobáticas, palhacísticas e de malabares construímos brincadeiras que trazem a riqueza do circo com suas possibilidades de aprendizado. Corpo, intelecto e emoções em equilíbrio com propostas criativas e divertidas.

Brincadeiras Psicomotoras

com Pati Passoni.


A Psicomotricidade é a ciência que tem como objetivo de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro e consigo mesmo. Está relacionado ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito, cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua sociabilização. (SBP, 2004).

Brincando com Arte

com Luciana Martins.


A cada encontro as crianças serão convidadas a experimentar diferentes maneiras de trabalhar com as cores, formas, construções e engenhocas, personagens, desenhos, pinturas, imagens e espaços, interagindo entre si para a construção de seus imaginários. Partindo da interação do corpo da criança com o espaço para a construção poética de suas narrativas lúdicas, visuais, sonoras, táteis e sensoriais. Toda a abordagem dos encontros parte do exercício constante da descoberta, da experimentação e da autonomia, fortalecendo o impulso criativo de cada criança na valorização de suas singularidades e também da construção em coletivo.

Contação de Histórias

com Elaine Guarani.


A narração de histórias é uma atividade artística que, através de encontros com propostas lúdicas, remonta a tradição oral, contando os causos que nossos avós contavam, misturando a isso histórias da literatura infantil, brincadeiras de palavras e música. Na intenção de propiciar um encontro prazeroso para as crianças e os pais.

Experiências Culinárias

Lu Martins e Tati Lourenço


Cheiros, sabores, texturas e cores dos alimentos podem ser inspiradores para a criação de receitas. Nesses encontros as crianças podem experimentar e criar na cozinha.

Dança Livre

com Penha Pietra


Partindo do pressuposto que a arte possibilita a educação através da descoberta e do acesso a novos conhecimentos , Penha Pietra tem desenvolvido um método de dança para crianças e jovens que tem se mostrado absolutamente eficaz na sua linha pedagógica e educativa. Este método foi criado através da mescla de várias técnicas de dança (Luigi, Falcon e Marta Graran) e resultou em um método livre, que não tem por objetivo a formação clássica, mas sim a busca do movimento corporal e expressão artística através de vários estilos de dança. A idéia desse trabalho é estimular o desenvolvimento da expressão corporal, do ritmo, do equilíbrio e da percepção musical. Propiciar a descoberta do corpo através do contato com a dança.

Iyengar Yoga

com Sun Vaz.


O yoga se tornou popular no ocidente, principalmente através do ensino de B.K.S Iyengar. Seu método é agora uns dos mais praticados no mundo. É acessível a qualquer um. A prática regular aumenta a força, a flexibilidade e resistência, melhora a postura e concentração, acalmando a mente, promovendo o bem-estar geral. A técnica enfatiza a precisão e alinhamento, e a qualidade do movimento é priorizada em detrimento da quantidade. Você aprende com consciência a trabalhar com os asanas de maneira segura. Acessórios como cobertores, blocos, cintos, cadeiras são usados para melhorar o seu entendimento e compreensão dos asanas assim como ajudam quando se tem dificuldades ou limitações. A prática é progressiva, a construção é feita com uma fundação estável antes de tentar um trabalho mais exigente. Cada grupo de posturas desenvolve o corpo de maneira diferente: energizando, fortalecendo, estimulando. Uma vez que o corpo e a mente são fortes o suficiente para sentar ou deitar por longos período, sem distração, os alunos aprendem o pranayama(respiração). O Iyengar yoga tem sido descrito como a meditação na ação. Praticando as posturas com consciência, cria um efeito integrador e trabalha para harmonizar mente – corpo.

Música para Brincar

com Pati Passoni.


A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, da imaginação e da memória. Concentração, atenção, auto-disciplina, respeito ao próximo, socialização e afetividade também são estimulados, contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Amplia-se o repertório de canções e brincadeiras, pois a cultura popular e o folclore são valorizados. Aprende-se a ouvir e a esperar, reconhecendo o silêncio e os espaços. A música facilita a comunicação e as interligações entre os aspectos cognitivos, afetivos e motores gerando o desenvolvimento integral do indivíduo. Na Casa Lila, o contato com a música começa com a musicalização para bebês. Eles estão em constante desenvolvimento, os aprendizados chegam empiricamente, através da observação e da repetição. As aulas consistem em encontros semanais com pais e filhos, num ambiente agradável, espontâneo e descontraído, no qual proporcionamos vivências que respeitam o tempo de cada um. Nos momentos de carinho e amor, a criança é estimulada em seu desenvolvimento psicomotor. O repertório é adequado para cada idade, estimulando o vínculo afetivo entre a criança e a mãe, o pai ou responsável. Com isso, a família leva para o dia-a-dia as canções, brincadeiras, danças e movimentos, ampliando o repertório de interações. Como os encontros são prazerosos, os aprendizados chegam naturalmente. É aberta uma possibilidade para o desenvolvimento da fala e do canto, num contexto que favorece a criação e a experimentação. Os bebês afloram a musicalidade e a percepção auditiva. Se deparam com ritmos e melodias que farão parte do alicerce da construção dessa linguagem. Cria-se a oportunidade da criança ter contato com outras pessoas e passa a conhecer limites e respeitar as regras. É também uma maneira de pais e filhos ficarem mais próximos. Reservam esse tempo para estarem juntos, num momento só deles.

Yoga

com Luciana de Lucca.


Yoga é um caminho de infinito conhecimento, transformação e felicidade. Sua prática constante traz saúde, conexão e união do corpo com a mente. Yoga é fonte de paz interior, cura de sintomas físicos e emocionais, presença nas ações do dia a dia e harmonia com o mundo exterior. Nas aulas as posturas são feitas prezando o alinhamento interno e externo, criando espaços para fluir a oxigenação e vitalidade no corpo, conquistando uma mente mais tranquila, observadora e integrada.
Mamães, futuras mamães, papais, vovôs e vovós são bem vindos¡
Casa LiLa © Todos os direitos reservados.