contato@casalila.com.br | (11) 2738.0632

Entre e Brinque à Vontade 

Em tempos de verticalização das residências e maior tráfego de carros nas ruas, o espaço para as crianças brincarem está reduzido à varanda do apartamento e ao playground do prédio ou da escola. Até mesmo a ausência de outras crianças por perto faz com o que os pequenos deixem de explorar novas possibilidades de diversão, aprendizagem e desenvolvimento.

Para os pais que pensam em reequilibrar esta rotina, proporcionando mais liberdade e experiências para seus filhos, o convite é conhecer a Casa Lila. Localizada em um casarão na Aclimação, o espaço conta uma ampla área externa com algumas árvores frutíferas, tanque de areia, ateliê e muita brincadeira distribuída pelos cômodos.

A proposta é que as crianças explorem cada um desses cantinhos lúdicos, interagindo com outras crianças de diferentes idades e com a própria família: o espaço é aberto para todos que queiram frequentar, sem restrição de idade, antes ou depois da escola ou mesmo para quem não vai à escola. “Acolhemos cada família do jeito que é e do modo que se sente melhor. Oferecemos opção para brincar e interagir livremente, além de aulas específicas para crianças com direcionamento de idade e atividades para os pais. Disponibilizamos ainda espaço para festas, cursos, eventos e comemorações”, explica Pati Passoni, proprietária da Casa Lila, com formação em odontologia, artes cênicas, licenciatura em música e pós-graduação em psicopedagogia e psicomotricidade.

UMA HISTÓRIA DE AFETO

Pati trouxe a Casa Lila para a região há aproximadamente dois anos, mas criou e manteve por alguns anos um espaço com proposta parecida na Vila Madalena. A experiência com crianças começou com a odontopediatria e se firmou com as aulas de musicalização durante a faculdade de música, quando também passou a montar espaços alternativos de educação e brincadeira. As aulas de musicalização para bebês e suas famílias se tornaram muito conhecidas e uma grande paixão. Daí em diante, a necessidade de estudar e de se aprofundar em desenvolvimento infantil cresceu e tomou forma.

Lila, que dá nome à atual casa, significa “brincadeira divina” ou “jogo da vida” em sânscrito e reflete muito o olhar para a vida e a educação.

“A Casa Lila tem uma história de afeto e muito respeito com a primeira infância, reconhecendo o ser através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Aqui tudo é familiar para que a criança sinta-se acolhida e tenha espaço e condições para desenvolver suas potencialidades. Incentivamos a autonomia e a liberdade. Naturalmente ela aprende a cuidar e a compartilhar. Também incentivamos a criatividade para que a criança aflore suas ideias e sua essência”.

ESPAÇO FAMILIAR

As portas da Casa Lila são abertas para toda família. E sempre foi assim. Pati lembra que seus pais a ajudaram a reformar e dar vida à casa que estava abandonada e cuidam dela frequentemente. Foi nela que realizou seu casamento e onde nasceram seus filhos Moreno Mar e Ravi Kai que aproveitam o espaço mais do que ninguém. “Eles adoram e estão sempre transitando por aqui. Quando uma mãe chega, se depara com a nossa realidade”, afirma satisfeita em transmitir e ensinar o que realmente vive, não se limitando a um conteúdo programático.

Os pais podem acompanhar o filho enquanto está brincando, nas oficinas ou mesmo participar dos grupos de pais e filhos. Os horários para os pequenos brincarem podem ser encaixados dentro do horário de funcionamento do espaço – de segunda a sexta, das 8h às 18h – com exceção das oficinas que têm horários específicos. Algumas das atividades que acontecem na Casa Lila (preços e horários sob consulta): música para bebês e pais; musicalização; instrumento; brincadeiras sensoriais; corpo e movimento; artes plásticas; vivências teatrais; experiências culinárias; yoga; oficina de sucata e recicláveis; histórias com livros; brincadeiras com terra, água e ar; e muita brincadeira
livre.

Durante todo o dia Pati conta com o apoio da Lu, pedagoga, do Renato e da Maria, que cozinha e mantém a organização da casa. Outros parceiros especialistas completam a equipe. Sempre que uma criança desejar brincar na horta, ouvir uma história, dançar ou qualquer outra atividade eles estão disponíveis para atendê-la.

As comidinhas são caseiras e orgânicas e também podem ser servidas em dias de festa. Nestas ocasiões, durante a semana as comemorações são realizadas com a presença das outras crianças e os pais do aniversariante.
Já aos finais de semana, a casa abre exclusivamente para a festa e seus convidados, mas
deve ser agendado com antecedência.

Seja bem-vindo à Casa Lila!

Casa LiLa © Todos os direitos reservados.