contato@casalila.com.br | (11) 2738.0632
Aqui na Casa Lila acreditamos que é fundamental que a criança possa explorar livremente seu mundo, principalmente na primeira infância. Os estímulos são importantes mas imprescindível é a experimentação. Cada um do seu jeito, cada qual com seu olhar, da sua forma, no seu próprio tempo. Sentir e viver cada novidade na presença. Construir sua autonomia empiricamente.

 

O desenvolvimento das habilidades verbais e linguísticas, matemáticas, espaciais, corporais, artísticas e emocionais acontece com o brincar. Brincar em sua essência não tem finalidade. Não diz respeito ao resultado, e sim ao processo, o durante. O momento presente.  “Verdade maior é o que a vida nos ensina” diz Guimarães Rosa.

 

A palavra “escola” vem do grego “skhole” que significa “tempo livre”. Com essa inspiração vem se formando o nosso grupo de convivência no período da tarde. De 2 a 5 dias na semana, algumas crianças se encontram para trocar e experimentar a liberdade de ser. Atualmente com idades entre 1 a 6 anos, compartilham os espaços e criam espontaneamente suas brincadeiras. Guiadas por seus interesses e curiosidades inventam seus dias e constroem suas vivências.

Nossa equipe acompanha e tenta interferir o mínimo possível. Ficamos prontos para quando somos requisitados e tentamos fazer o nosso melhor com todo amor em cada situação. Cuidar nessa fase é educar. Não é apenas atender às necessidades físicas da criança, mas estar aberto e atento para as demandas emocionais de ser ouvida, vista e compreendida.

Algumas crianças chegam antes do almoço e fazem a refeição na Casa Lila e outras chegam às 14:00 horas. A maioria vai embora às 18:00 horas.

Em um momento de cada período oferecemos a oportunidade de uma nova experiência com uma atividade conduzida por um especialista como por exemplo artes visuais, música, dança, circo, culinária e yoga. Elas participam quando e se quiserem.

Estamos reunidos e aprendendo juntos a cada dia. Tecemos a vida com linhas de amor.

 

Pati Passoni é mãe, arte-educadora, musicista, atriz, brincante e produtora cultural. Iniciou suas invenções   musicais quando criança. Estudou odontologia, música (canto, percussão, violão, piano e licenciatura), artes-cênicas, psicopedagogia e psicomotricidade. Produz encontros e eventos com o foco na cultura da infância. Cria espaços alternativos de encontro e conexão, de presença e educação através do brincar. Conduz aulas, oficinas e formações a partir da música e das artes integradas. Trabalha principalmente com bebês, crianças e suas famílias, idosos e gestantes. Pratica Iyengar Yoga orientada por seu marido. Dança a vida por meio das brincadeiras.

Casa LiLa © Todos os direitos reservados.